Boca do Acre é o segundo município com maior número de constituições no mês de março

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou o município de Boca do Acre, situado a 950 quilômetros de Manaus, como a segunda cidade do amazonas, depois da capital, com maior número registrado de constituições de empresas no mês de março de 2021.

Segundo dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, veiculado ao Ministério da Economia, foram 26 novos CNPJs no município. Sendo todos os empreendimentos consolidados pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), na segmentação de serviço, 24 na natureza jurídica de Empresário Individual (EI) e duas, na de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Ranking – A capital amazonense segue liderando o ranking de maior número de constituições, com 610 aberturas. Seguida, além do município de Boca do Acre, pelos municípios de Itacoatiara e Manacapuru com 17 empreendimentos e de Humaitá com 14 novos negócios.

Tipos empresariais – Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas no mês de março, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Empresário Individual, com 306 constituições. Em segundo lugar, a Sociedade Empresarial Limitada (LTDA, quando o negócio tem dois ou mais sócios) com 311 constituições e por último, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) com 213 constituições.

O Empresário Individual atua como o único titular de seu negócio, sendo este uma pessoa física e sem a presença de outros sócios. Além disso, não existe um capital social mínimo para sua abertura e em caso de falência, os bens pessoais do proprietário podem ser usados para quitar as dívidas da empresa.

Fevereiro – No mês de fevereiro, o município que havia se destacado no ranking regional, foi Parintins. Na ocasião, foram 15 novos CNPJs, sendo dez novas empresas na segmentação de serviço, três em comércio e dois em indústria.