Jucea abre inscrições para capacitação de processo digital

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea-AM) abriu, nesta segunda-feira (11/3), as inscrições para o curso de capacitação para os procedimentos digitais da instituição, que passará a receber somente processos enviados de forma 100% digital a partir do dia próximo dia 15 de abril.

A inscrição, feita de forma gratuita, deve ser realizada no site www.jucea.am.gov.br, até o próximo dia 22. O treinamento será disponibilizado nos dias 25 e 26 de março, na sede do Sebrae- AM, localizada na rua Leonardo Malcher, 924, centro. As vagas são limitadas.

A capacitação, aberta ao público em geral, tem como objetivo apresentar aos usuários dos serviços da Junta Comercial, o conceito da RedeSim – AM; a navegação do Portal Integrador Estadual – Junta Digital; os procedimentos necessários para a viabilização, abertura e alteração de empresas; e ainda os procedimentos para o Registro Digital.

Será ofertado para o dia 25, dois horários para o treinamento, o primeiro das 14h às 17h30 e outro das 18h30 às 22h. Já no dia 26 de março, serão ofertadas três turmas, nos horários das 8h às 11h30; das 14h às 17h30 e das 18h às 22h. Lembrando que no ato da inscrição, no site do órgão, o interessado escolherá o horário no qual quer participar da capacitação.

Modernização – O procedimento faz parte da modernização da autarquia do Governo do Estado, que implantou, em janeiro, o sistema Rede Simples Digital, existente apenas em outros oito estados brasileiros. As assinaturas dos documentos deverão ser efetuadas por Certificado Digital, que passará a ser obrigatório.

O novo sistema vai permitir que os serviços prestados pela Jucea sejam feitos, em sua totalidade, por meio digital. “Isso vai facilitar o processo de constituição de empresas e também o acompanhamento de documentos pelos profissionais contábeis, advogados e empresários, além de reduzir custos e garantir a tecnologia e a integração dos serviços com outros estados da federação”, avaliou o presidente da Junta Comercial do Amazonas, Ênio Ferrarini.

RedeSim-AM – Todas as informações sobre o processo para abertura, alteração e baixa da empresa, bem como sua regularização nos órgãos de licenciamento estão agora disponíveis de forma digital, no portal Rede Sim-AM, no site da Jucea-AM.

“Através do site Rede Sim-AM o usuário é encaminhado ao portal no qual ele pode realizar a viabilidade (nome e/ou endereço), geração de documentos (quando Junta Comercial), bem como licenciar e obter as inscrições tributárias da empresa para os órgãos integrados à RedeSim no Estado. Esse portal é orientado nas premissas da legislação (Lei Complementar 123/06 e Lei 11.598/07) para simplificar e desburocratizar o ambiente de negócio no Brasil”, explicou a vice-presidente do órgão, Roberta Veras, destacando, ainda, a importância do treinamento para os usuários saberem utilizarem as ferramentas digitais.

TEXTO: Assessoria de Comunicação da Jucea: Áquila Sicsú (98135-6000)

FOTO: Claudio Heitor / Secom