Jucea apresenta avanços da autarquia em 2019 para representantes de instituições e secretarias

A diretoria da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) reuniu, em um café da manhã nesta terça-feira (14/01), em sua sede, no bairro Praça 14, 15 representantes de segmentos ligados direta e indiretamente ao registro empresarial mercantil no Amazonas, para apresentação dos avanços conquistados pela autarquia ao longo de 2019, e o planejamento estratégico para 2020.

Durante a apresentação, o presidente da autarquia, Enio Ferrarini, destacou números que compravam melhorias que vão do atendimento ao público à abertura de novas empresas no estado. “Os números e a receptividade positiva do usuário demonstram que foi um ganho sem procedentes para o órgão, com eficiência e redução de despesas, para a Junta e para o usuário”, afirmou.

Entre os destaques feitos pelo presidente, está a implantação do recebimento de processos de arquivamento de forma 100% digital, o que representou enorme benefício para os cidadãos da capital e do interior do estado. De abril a novembro foram registrados mais de 16 mil processos totalmente on-line.

Segundo Ferrarini o procedimento foi fundamental para a modernização da autarquia que, instituiu em janeiro do ano passado, o sistema Rede Simples Digital, existente apenas em outros oito estados brasileiros. O novo sistema permitiu que os serviços prestados pela Jucea sejam feitos com maior segurança e confiabilidade nos dados fornecidos pelos usuários.

Planejamento estratégico para 2020

Entre as medidas definidas para entrar em vigor neste ano, estão a implantação de atendimento por agendamento e implantação de ranking por municípios do estado, para apontar desenvolvimento econômico de cada cidade.

Entre os presentes na reunião estavam o deputado estadual, Adjunto Afonso, o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka; o titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival Praia; e os representantes da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Maurício Nogueira; do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Joseny Gusmão e Manoel Junior; do Conselho Regional de Administração (CRA), Maria Brasil; da Federação das Empresas de serviços Contábeis (Fenacon), Maria Cristina de Souza; do Sindicato das Empresas de serviços Contábeis, Cleide Batista. E ainda representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Federação da Agricultura do Amazonas e Organização das Cooperativas dos Brasil (OCB), representada pelo presidente, José Merched Chaar.