Jucea e Seinfra alinham projeto da nova sede da autarquia

A presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Maria de Jesus Lins, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (18/08), com a arquiteta da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Daniela Ramos, para alinhar o projeto da nova sede da autarquia. A expectativa é inaugurar a futura instalação do órgão  no segundo semestre de 2021.

No mês de julho, a presidente da Jucea, em parceria com a Seinfra, traçou um plano estratégico para a retomada da obra das futuras instalações da autarquia, paralisada desde março deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na reunião de hoje, que também contou com a participação da vice-presidente da Jucea, Jacqueline Alfaia foram definidas as adequações necessárias no projeto com o intuito de promover um atendimento com mais conforto aos usuários e servidores da Junta Comercial, assim como, um espaço físico condizente com o acervo documental e histórico da autarquia.

“Hoje alinhamos como otimizar os espaços levando em consideração o número de pessoal, setores, materiais e acervo documental. Isso é muito importante pois, tratamos de uma prédio histórico, que segue uma série de protocolos que devem ser cumpridos. E não podemos intervir de forma brusca, mas também que o projeto atende as necessidades do órgãos”, pontuou a arquiteta, Daniela Ramos.

A presidente da Junta Comercial ainda ressalta que todo o projeto está sendo feito com as devidas atenções ao prédio histórico. “Temos as necessidades do órgão, mas estamos trabalhando como o maior cuidado para não alterar de nenhuma forma as características originais do prédio. Pois, nossa intenção é justamente  proporcionarmos à sociedade amazonense o resgate desse prédio público e histórico, que estava desocupado”, destacou Maria de Jesus Lins.

Com a sede própria, a Jucea deixará de pagar o valor R$ 17,5 mil de aluguel por mês, o que resultará em uma economia de R$ 210 mil por ano aos cofres públicos do estado.

Nova sede – Localizada na avenida Tarumã, 379, Centro, a futura instalação da Jucea, que é um prédio tombado pelo patrimônio histórico, está agora em processo de elaboração de projeto arquitetônico pela Seinfra. Após a aprovação pela Jucea, o projeto ganhará projeção orçamentária e entrará em processo licitatório. O prédio era de propriedade da Secretaria de Administração e Gestão do Estado do Amazonas (Sead) e a Junta Comercial do Estado fez a solicitação em julho de 2019, em conformidade com o Decreto Estadual 38.098, de 31 de julho de 2017.