Jucea realiza ‘Semana Azul’ para prevenção do câncer de próstata

A fim de conscientizar seus servidores sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) realiza dos dias 16/11 a 19/11, a ‘Semana Azul’, em alusão ao mês de novembro, que marca a campanha contra o câncer de próstata.

Entre as atividades da programação da Semana Azul estão à distribuição de panfleto com dicas de cuidados para prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento. E ainda serviços de barbearia e atendimento oftalmológico.

Para os servidores, a semana dedicada aos cuidados com a saúde masculina foi muito importante. “É muito importante iniciativas como essa de conscientização. Assim como temos um mês dedicado à saúde das mulheres, é bom também ter um período dedicado aos homens também”, afirmou o servidor Antônio Barros.

Já o servidor Evandro Valente destacou que é a primeira vez que esse tipo de programação é realizado para os homens que trabalham na autarquia. “Achei tudo nota 10. Estão de parabéns. Porque nunca tivemos uma programação desta na Junta”, ressaltou.

Segundo a presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins, é extremamente necessária fazer programações que conscientizem os homens sobre a importância do autocuidado com a saúde e da prevenção contra o câncer de próstata. “Temos que cuidar uns dos outros, conscientizar sobre a importância de nos cuidarmos. De termos uma vida saudável”, defendeu.

Prevenção – A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.