Junta Comercial do Amazonas bate recorde em análise de processos

Com o objetivo de iniciar o projeto Junta 100% Digital com zero processos pendentes em tramitação, na próxima segunda-feira (15/4), a equipe de assessoria técnica da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) analisou, somente nesta semana, mais de 1,2 mil processos que entraram e retornaram de balanço, de constituição de empresas e, ainda, de arquivamentos. Uma média de 300 processos por dia.

Conforme explica o secretário-geral da Jucea, Alberto Ladeira, hoje o objetivo da Junta Comercial é dar mais celeridade nas análises de processos, e consequentemente maior celeridade aos atendimentos.

“Mesmo com prazo que já é curto, entre três e cinco dias, estabelecido pela Lei de Registro, hoje a Jucea tem concluído a análise de processos em até dois dias. E a tendência, o comprometimento da Junta, é dar uma resposta ao seu usuário, dependente de cada processo, no mesmo dia”, destacou.

Mesmo processos considerados complexos pela autarquia, por se tratarem de alteração ou transferência de empresas, bem como aqueles que dependem de decisão colegiada das turmas de vogais, estão sendo atendidos antes do prazo previsto por Lei pela a assessoria técnica da Junta Comercial, composta por 13 analistas.

“Nossa assessoria técnica está bem capacitada e empenhada em dar celeridade às análises de processos. Eles se destacam numa semana com recorde de análise por dia, em meio a um suntuoso aumento na procura pelos os usuários no protocolo da autarquia”, salientou.

Digitalização – A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) inicia na próxima segunda-feira (15/4), em cumprimento à Instrução Normativa n° 52, de 9 de novembro de 2018, do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), o recebimento de processos de arquivamento enviados de forma 100% digital (documentos no formato PDF-A), cujas assinaturas deverão ser efetuadas por Certificado Digital (qualquer certificado digital emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil).

Modernização – O procedimento faz parte da modernização da autarquia do Governo, que implantou, em janeiro, o sistema Rede Simples Digital, existente apenas em outros oito estados brasileiros. O novo sistema vai permitir que os serviços prestados pela Jucea sejam feitos, em sua totalidade, por meio digital, em qualquer lugar e horário.

 

FOTOS: Divulgação / Jucea

TEXTO: Assessoria de Comunicação da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea): Áquila Sicsú