Ouvidoria da Jucea participa de treinamento da CGE-AM

A Ouvidora da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) participou, na última sexta-feira (27/01), do treinamento realizado pela Subcontroladoria-Geral de Transparência e Ouvidoria (SGTO) da Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM). A capacitação foi direcionada para Ouvidores e autoridades de monitoramento, que atuam nas Ouvidorias e no Serviço de Informação ao cidadão do estado.

No treinamento, que teve a participação da Ouvidora da Jucea, Renata Queiroz, foi apresentada a legislação que regulamenta as atividades, as diretrizes que devem ser seguidas, além da operacionalização da Plataforma Integrada de Ouvidorias Fala.br e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão e-Sic.

O Fala.Br é uma plataforma que permite que o cidadão registre reclamação, sugestão, denúncia, elogio e solicitação. Por meio do sistema o cidadão pode cobrar providências quanto aos serviços públicos.

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

As ouvidorias existem para garantir que os direitos do usuário dos serviços públicos sejam respeitados.