Acessibilidade

Presidente da Jucea destaca modernização da autarquia na Aleam

O presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, Ênio Ferrarini, participou, na manhã de quinta-feira (09), de uma cessão de tempo do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas, para explanar sobre os avanços  pelos quais a Jucea está passando nos últimos meses. Entre elas, mudanças significativas como a modernização no trâmite para abertura de empresas, que a partir do dia 21 de maio passa a ser totalmente por meio eletrônico.

“Estamos em uma fase de mudança, saímos de um período anacrônico, onde, até dezembro do ano passado, o cidadão demorava para abrir uma empresa. E hoje, em questão de 90 dias, o cidadão pode abrir uma empresa de forma automática e isso sem o uso do papel, porque tudo pode ser feito digitalmente, através da internet da sua casa”, afirmou o presidente da Jucea.

Em sua fala Ênio Ferrarini destacou também as vantagens do novo sistema de atendimento para os habitantes do interior do Estado. “Então o cidadão do interior ganha muito com isso, não precisando mais vir à capital, na Junta Comercial, para fazer isso, tudo de forma 100% eletrônica”, destacou.

Ainda na cessão de tempo, o deputado Serafim Corrêa (PSB), parabenizou a modernização da Junta Comercial. No entanto, cobrou que os demais órgãos envolvidos nos tramites para abertura de empresas no Amazonas sigam os passos da Junta Comercial. Na oportunidade, o presidente da autarquia, esclareceu que instituições como a Sefaz, Receita Federal e demais órgãos que o cidadão precisava percorrer um a um com documentos para abrir seu negócio acabou, pois a agora tudo é através do site da Jucea. “No nosso site, no sistema chamado integrador, distribui processos para os demais órgãos. E no caso das licenças, para a Micro e Pequena Empresa ela é agora autodeclaratória. Após dar entrada no processo, em um minuto sua empresa está registrada já com as licenças”, concluiu Ferrarini.

 

 

 

FOTO: Ronaldo Siqueira.


Reportar Erro