Mais de três mil novas empresas são constituídas em 2020 pelo Registro Automático

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) constituiu de janeiro a dezembro de 2020, 3.112 novas empresas pelo sistema de Registro Automático. Um crescimento de 86,2% em comparação ao período de maio (mês da implantação) a dezembro de 2019, que obteve 1.671 novos registros.

Mais agilidade e a aprovação em até cinco minutos são alguns dos atrativos do procedimento, que permite que o registro de empresas aconteça sem intervenção humana.

Entre as novas constituições em 2020, 1.932 foram na modalidade de Empresário Individual. Esse modelo é o qual o empresário exerce em nome próprio uma atividade empresarial como titular do negócio. Seguido da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) com 642 constituições.

Para a presidente da Junta Comercial, Maria de Jesus Lins, o objetivo da Junta é facilitar a vida do empresário, desburocratizando, agilizando e barateando o processo de registro. “Ao fazer com que o empresário poupe esforço na constituição do negócio, sobra mais tempo para ele exercer sua atividade fim, criando assim um ambiente de negócios melhor para nosso estado”, afirmou.

É importante destacar que, no Registro Automático, é possível somente a constituição das modalidades de Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada (LTDA). E, ainda, a extinção de Empresário Individual.

Extinções – No quadro de extinções foi realizado pelo Registro Automático em 2020, um total de 819 encerramentos, 371 a mais do que o registrando em 2019. No entanto, no ano de 2019, o sistema de Registro Automático funcionou apenas seis meses daquele ano.

Liberdade Econômica – O processo automático foi uma inovação trazida pela Lei da Liberdade Econômica que proporciona mais agilidade, praticidade e conforto para o cidadão que decide empreender no Estado.

100% digital – O processo automático está disponível apenas para aqueles feitos de forma 100% digital, com utilização de instrumento padrão emitidos pelo Requerimento Eletrônico e assinados digitalmente com Certificado Digital.