Jucea participa de reunião da Fenaju para discutir exigências do Balcão Único

A presidência da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) participou, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (08/02), de Reunião extraordinária da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju). Entre as pautas discutidas estão às exigências do sistema Balcão Único, do Governo Federal.

O Balcão único é um formulário digital de coleta de todos os dados necessários para o registro e funcionamento da empresa, com respostas das etapas de forma imediata para os usuários.

O formulário é disponibilizado pela Junta Comercial do Estado que envia os dados coletados aos órgãos envolvidos no processo (municípios, secretaria da fazenda, secretaria de finanças, órgãos de licenciamento, Receita Federal do Brasil e eSocial).

A primeira cidade brasileira a aderir ao projeto foi a Grande São Paulo. Desde o dia 15, os paulistas já puderam usufruir da novidade do Ministério da Economia. A próxima cidade prevista para aderir ao sistema é o Rio de Janeiro.

O Governo Federal pretende incluir todo país no sistema Balcão Único. O projeto está sendo liderado pela Receita Federal e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados.