Amazonas registra melhor mês de fevereiro em aberturas de empresas desde 2016

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de fevereiro deste ano, o total de 617 novas empresas no estado. Segundo dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia — vinculado ao Ministério da Economia –, foi o melhor desempenho para o mês, no comparativo dos últimos seis anos. O número é ainda 8,06% superior ao registrado em janeiro deste ano, que obteve 571 constituições arquivadas.

Anteriormente, o melhor mês de fevereiro registrado na Jucea era o do ano de 2021, com 567 CNPJs novos. Em seguida vinha o ano de 2019, com 486 novos empreendimentos. Já o ano com menos registros no mês é 2018, com apenas 369 constituições.

Os dados da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

Para a presidente da Junta Comercial do Amazonas, Maria de Jesus Lins, o resultado desta conquista é atribuído aos esforços mútuos dos servidores, que trabalham arduamente para oferecer o melhor suporte aos usuários, buscando sempre a simplificação e desburocratização dos serviços prestados.

“Fico feliz em fazer parte desta história e estar a frente desta Gestão, neste momento tão gratificante. Continuaremos trabalhando incansavelmente para oferecer ao nosso empreendedor a facilidade nos trâmites de aberturas de novos negócios, auxiliando no avanço do empreendedorismo no Estado, com investimentos em novas tecnologias e a descentralização de nossos serviços”, ressaltou a presidente.

Tempo médio – A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de fevereiro, redução no tempo médio para abertura de uma nova empresa no estado. Segundo dados do SRM da autarquia, atualmente o empreendedor leva 2 horas e 59 minutos para abrir um novo negócio.

Tipo empresarial – Entre os tipos empresariais mais registrados no Amazonas em fevereiro, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada (quando o negócio tem dois ou mais sócios), com 372 constituições. Em seguida a Empresário Individual, com 236 empreendimentos.

Segmentação – Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a atividade de serviços segue liderando, com um total de 316 empresas, seguida das modalidades de comércio, com 255, e de indústria, com 26.

Arrecadação – Conforme dados do SRM, a Jucea recolheu no mês de fevereiro o valor de R$ 1.029.218,22 em taxas.