Jucea e Anoreg-AM estudam integração de cartórios à RedeSim-AM

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (28/09), por videoconferência, com representantes da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM) para estudar a integração dos cartórios à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim-AM). A expectativa é que nas próximas semanas se tenha um projeto definido pronto para execução.

Um dos principais benefícios com a integração dos cartórios à RedeSim–AM, será a possibilidade do usuário de sociedade civil, conseguir, através de uma entrada única de dados, realizar o registro de CNPJ, além do licenciamento de Pessoas Jurídicas registradas nos cartórios, de forma  digital. Atualmente, o registro realizado pelos cartórios é manualmente e dividido por etapas.

Para a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, muitos serão os benefícios alcançados pela integração. “Eu quero colocar a Jucea à disposição, para agilizarmos a efetivação desse convênio com os cartórios e trazer melhorias para a capital e para o interior do estado, que também precisam de mais praticidade”, afirmou a presidente.

Já para o presidente da Anoreg-AM, Marcelo Lima Filho, o integração por meio da tecnologia, ampliará o ambiente de negócios, principalmente no interior do estado. “Essa iniciativa é importante para a região do Amazonas, onde temos a dificuldade de entrega de serviços. A tecnologia, sem dúvida, é a grande ferramenta para levar o cidadão para o ambiente de negócios e com isso a nossa preocupação é integrar o interior do estado, incluindo os cartórios que atuam nos municípios polos”, afirmou Marcelo Lima Filho.

Participaram também da reunião desta segunda-feira, o consultor do Projeto da RedeSimples Digital e Sebrae Nacional, Alex Barbosa; o oficial substituto do 1º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas de Manaus, Abrahim Soares Rodrigues; o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho; a gerente-executiva da Anoreg/AM, Silvya Neves e a presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ-MG), Carolina Morales. Além da vice-presidente, secretária-geral, gerente da Tecnologia da Informação da Jucea e GT da RedeSIM-AM, Jacqueline Alfaia, Lycia de Andrade, Júlio César Mesquita e Edna Lindoso, respectivamente.

Reuniões – A diretoria da autarquia tem realizado reuniões com os órgãos integrados à RedeSim-AM para discutir e buscar soluções a possíveis demandas encontradas pelos usuários em cada etapa para constituição, alteração ou extinção de empresa no estado.