Jucea firma parcerias e é referência em Acordo de Cooperação Técnica

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) estabeleceu seis parcerias e ainda teve Acordo de Cooperação Técnica sendo referência para outra junta comercial no ano de 2020. Dentre as parcerias mais importantes estão as firmadas com Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRC-AM), com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae-AM) e com a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/GO).

A autarquia realizou, no dia 11 de fevereiro, em parceria com o CRC-AM e a Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), o treinamento dos processos digitais da RedeSim-AM,  para 22 contadores, que se tornaram multiplicadores de conhecimento para a classe.

Desde a implantação do recebimento de processos de arquivamento de forma 100% digital, em abril de 2019, a Junta Comercial do Amazonas tem realizado na capital e no interior do estado treinamentos de capacitação para os usuários. Aproximadamente mais de 800 pessoas foram capacitadas na capital e mais de 20 municípios visitados por equipe técnica da autarquia.

Cartilhas – Com o objetivo de reforçar o atendimento aos usuários da autarquia no interior do Amazonas, a Jucea firmou parceria com o Sebrae-AM para a elaboração de uma cartilha contendo o passo a passo de todo o processo de registro mercantil. A distribuição das cartilhas está programada para acontecer no início do ano que vem no interior do Amazonas.

Referência – Em Julho, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) com a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM) tornou-se referência para a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). O convênio estabelecido em agosto de 2019, foi usado como base para projeto da OCB-GO, apresentado à Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

O ACT, até então inédito no Brasil entre instituições das duas naturezas, proporcionou maior agilidade aos processos de constituição de cooperativas, no Amazonas, ao dispor do auxílio de técnicos da OCB/AM na análise e julgamento dos processos de abertura, alteração, baixas e demais arquivamentos de cooperativas.

Outras parcerias – Ao longo do ano, foram fortalecidas outras três parcerias da Jucea que são: a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o prefeito do município de Itamarati, Antônio Maia da Silva; reunião técnica com representante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); reunião com representantes da Prefeitura de Manaus e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM).