Junta Comercial do Amazonas registra 609 novas empresas no mês de novembro

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou a constituição de 609 novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs) no Amazonas no mês de novembro, conforme informações do Sistema de Registro Mercantil (SRM), vinculado ao Ministério da Economia.

 

Ainda segundo os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) coloca a modalidade de serviços como a mais procurada pelos empreendedores no mês de novembro, com um total de 328 novas empresas, seguida dos segmentos de comércio, com 249 novos negócios, e de indústria, com 21.

 

“É esperado, como todo fim de ano, uma desaceleração nas constituições de empresas. Porém, mesmo com todas as adversidades que estamos enfrentando na economia desde o início da pandemia, o estado do Amazonas conseguiu manter bons resultados nas constituições de novas empresas. E temos trabalho, para darmos continuidade a esses bons resultados”, afirmou Maria de Jesus Lins, presidente da Jucea.

 

Municípios – Manaus segue líder entre as cidades do estado com o maior número de constituições, totalizando no mesmo mês de novembro, 461 registros de novas empresas. Em seguida vêm os municípios de Manacapuru, com 16; Itacoatiara, com 14; Humaitá, com 12; e Parintins, com 11 novos empreendimentos.

 

Tipo empresarial – Entre os tipos empresariais mais registrados no estado, em primeiro lugar ficou a natureza jurídica de Sociedade Empresarial Limitada, com 361 empreendimentos; seguida do tipo Empresário Individual com 234 negócios.

 

Tempo de abertura – A Junta Comercial segue trabalhando para reduzir cada vez mais o tempo médio para abertura de novas empresas no Amazonas. No mês de novembro, conforme dados da RedeSim-AM, o cidadão conseguiu constituir um novo empreendimento em 4 horas.

 

Arrecadação – Conforme dados do SRM, a Jucea recolheu no mês de novembro o valor de R$ 1.015.782,56 em taxas.