Jucea emite primeira carteira profissional de tradutor no Amazonas com processo 100% digital

O sistema de atendimento 100% digital oferecido pela Junta Comercial do Estado (Jucea), por meio de seu Portal de Serviços, permitiu a emissão da primeira Carteira Profissional de Tradutor no Estado, na terça-feira (18/03), qualificando a atuação de Luciana Gonçalves Guedes, 40, que há 10 anos exerce a profissão de tradutora, no idioma espanhol.
A tradutora contou que se matriculou como profissional da área na Jucea, por comprovação de certificado de proficiência e, após a liberação da matrícula, iniciou o processo no Portal de Serviços para solicitação da carteira profissional.
“Todo o atendimento foi de forma ágil, respostas e resoluções rápidas tanto no processo da matrícula, quanto para garantir a carteira digital de tradutora, tudo pelo site da Jucea”, salientou Guedes.
A presidente da autarquia, Maria de Jesus Lins Guimarães, destacou a importância da emissão da carteira profissional, como um avanço nos serviços da autarquia, que busca facilitar e agilizar o atendimento de seus usuários.
“É um serviço totalmente on-line, permitindo a segurança na apresentação da tradutora, devidamente registrada na Jucea, para dar continuidade em seus trabalhos juramentados “, enfatizou a presidente.
Ainda de acordo com as informações da presidente da Jucea, a carteira profissional de tradutor permite a identificação do servidor, comprova a legalidade do serviço e ainda pode aumentar as possibilidades nas ofertas de emprego.
Tradutores Juramentados
Em janeiro, a Jucea divulgou a admissão de tradutores juramentados por meio de comprovação da certificação nacional ou internacional com grau de excelência, quando passou a vigorar a lei 14.195/2021, que dispensa a aprovação por concurso público para exercício da profissão.
Os profissionais tradutores e intérpretes devidamente registrados na Junta Comercial são os responsáveis pela validade do teor de documentos estrangeiros no Brasil, para que sejam aceitos em Órgãos, instituições, tribunais ou entidades.
FOTO: ASCOM/JUCEA