SOBRE A JUCEA
A Junta Comercial do Estado do Amazonas foi criada pela Lei n° 29 de 14 de dezembro de 1891, sendo o chefe do Poder Executivo na época, o coronel Gregório Thaumaturgo de Azevedo.
Na época, a economia do Estado ingressava no “período áureo da borracha” que garantindo-lhe recursos suficientes para construir e melhorar as cidades. Manaus, àquela altura, já abrigava 50.000 habitantes e a população do Estado era de 250.000 habitantes.
A primeira sede foi instalada nas dependências da Associação Comercial, localizada na Rua Guilherme Moreira, nº 281, no Centro de Manaus. A instalação oficial se deu em 17 de Janeiro de 1892, data em que foi registrada a primeira reunião. O primeiro presidente, o empresário José Ferreira Freitas Pedrosa, passou pouco tempo no cargo, sendo substituído a 5 de maio de 1892 por Antônio Monteiro da Silva.
Foi em 1966 que o governador Danilo de Matos Areosa cedeu o imóvel ao lado da Associação Comercial, na Rua Guilherme Moreira, nº 289 para a Junta Comercial. Esta foi a primeira sede própria da JUCEA.
Em 1973, a JUCEA foi transformada em autarquia e em razão da necessidade de espaço, alugou o prédio onde funcionou ate 2009, na Avenida Eduardo Ribeiro, nº 898, ocupado então pela SUFRAMA. Em 1976, o imóvel foi adquirido, e passou por várias ampliações, que foram concluídas em 1980.
Com 132 anos de existência e transformação, a Junta Comercial do Estado do Amazonas, através dos seus administradores anteriores e atuais, e com o apoio dos governos estadual e federal, não têm medido esforços para atualizar-se cumprir, fielmente, sua missão institucional.
A Junta Comercial de hoje, pode orgulhar-se de ter adotado as mais modernas ferramentas de trabalho disponíveis, por meio da Internet e a digitalização de documentos.